Pilates para coluna: Benefícios, Como Funciona e Exercícios

Pilates para coluna: Benefícios, Como Funciona e Exercícios

O pilates é um tipo de exercício físico que oferece benefícios para inúmeros problemas. Entre as partes do nosso corpo que podem ser trabalhadas por ele, então, está a coluna. Você já parou para pensar como o pilates pode ajudar nisso?

Como se trata de um exercício criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, o pilates para coluna é uma excelente opção para quem tem hérnia de disco

e desvios posturais, por exemplo.

No entanto, para esses casos, também existem restrições que vamos falar mais para frente. Se você quer aprender tudo sobre pilates para coluna, então, está no artigo certo!

Aqui vamos falar não só como funciona a nossa coluna vertebral, mas também como os exercícios de pilates podem ajudar pessoas com problemas nessa região do corpo. Boa leitura!

Conheça os serviços do Núcleo Alma: estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Anatomia da coluna

Em primeiro lugar, antes mesmo de falar sobre o pilates focado na coluna, precisamos entender melhor como é a anatomia da coluna vertebral.

A coluna vertebral é composta por diversos ossos chamados vértebras. Elas se dividem, por sua vez, em:

  • Cervical (7 vertebras);
  • Torácica (12 vértebras);
  • Lombar (5 vértebras);
  • Sacral (4 vértebras);
  • Coccígea (4 a 5 vértebras).

Cada segmento da coluna vertebral tem seu movimento correspondente. De forma geral, o objetivo dessa região do corpo é proteger a medula espinhal e os nervos espinais, além de suportar o peso do corpo, garantir postura, flexibilidade e locomoção ao corpo.

Além disso, a coluna apresenta também 6 graus de mobilidade. É devido a eles que podemos fazer movimentos de flexão, extensão, flexão lateral direita e esquerda e as rotações direita e esquerda.

A coluna também é um eixo central do nosso corpo, graças aos músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos presentes nessa região, que oferecem maior flexibilidade.

Por fim, vale dizer que a coluna possui curvaturas naturais, chamadas de cifose e lordose. No entanto, quando elas se agravam, passam a ser hipercifose e hiperlordose. É justamente essas alterações que podem provocar também dores na coluna.

O que pode provocar dor na coluna?

A dor na coluna pode ser provocada por diversos fatores, como, por exemplo, estresse, quedas, má postura e até mesmo por sedentarismo ou atividades físicas feitas de forma inadequada, que podem provocar problemas, inclusive, como a lombalgia.

A dor de coluna também pode ser provocada por muito tempo trabalhando em frente ao computador com a postura incorreta e o próprio envelhecimento e desgaste das vértebras da coluna.

No entanto, por fim, a dor de coluna também pode ser provocada por doenças mais específicas, como:

  • Hérnia de disco, processo inflamatório que atinge um nervo da coluna ou medula espinhal.;
  • Dor ciática, uma lesão ou inflamação no nervo ciático;
  • Artrose, uma doença que ataca as articulações do corpo;
  • Artrite, tipo de inflamação nas articulações;
  • Desvios na coluna, sendo mais comuns os problemas como lordose, escoliose e cifose.

Quem tem problema de coluna pode fazer Pilates?

Sim. Em primeiro lugar, é muito importante que pessoas com problemas de coluna pratiquem exercícios físicos. Um dos exercícios, portanto, é o pilates.

Ele é uma excelente alternativa porque não só vai permitir que o corpo exerça uma movimentação contínua, como vai minimizar as dores de quem sofre com problemas nessa região.

Vale ressaltar que o pilates também pode ser feito por pessoas que não apresentam nenhum problema de postura, mas querem manter a coluna saudável e alinhada.

Como funciona o pilates para coluna?

Como funciona o pilates para coluna
Como funciona o pilates para coluna

O pilates trabalha com a contrologia. Dessa forma, ele permite que o paciente desenvolva o controle dos músculos do corpo, bem como melhora postura e mantenha o tronco mais ereto e menos curvado.

O pilates para coluna funciona a partir de sessões, que são feitas ou no solo ou em equipamentos apropriados, capazes de trabalhar todo o corpo.

Todos os exercícios são feitos de forma individual, de acordo com as limitações de cada pessoa. Os movimentos, por sua vez, exigem respiração e postura adequadas.

O principal objetivo em uma aula de pilates para coluna é a estabilização dos músculos profundos – nomeados como Power House – e são compostos por:

  • Transverso do abdômen: este atua como uma cinta para manter a parede abdominal e comprimir as vísceras abdominais;
  • Multífidos: já esses músculos funcionam como um pilar de sustentação, possuindo um importante papel de rotação, flexão lateral e extensão da coluna, indispensáveis na estabilização do corpo;
  • Assoalho pélvico: esse tipo de músculo é a base da sustentação dos órgãos internos, se localizando na porção inferior do quadril, especificamente entre as coxas;
  • Diafragma: por fim, esse músculo é o teto da sustentação da formação “power house” e separa a cavidade abdominal da torácica, sendo o principal músculo responsável pela respiração.

Quais os benefícios do Pilates para a coluna?

Como já falamos antes, o pilates tem uma série de benefícios, uma vez que é capaz de deixar essa parte do corpo mais alinhada e fortalecida. Sendo assim, entre as vantagens do pilates para a coluna, estão:

  • Melhor equilíbrio e coordenação motora;
  • Maior amplitude dos movimentos;
  • Maior capacidade respiratória e a oxigenação;
  • Aumento da flexibilidade para o corpo;
  • Melhor o funcionamento dos órgãos.

Como fazer Pilates para melhorar a coluna?

Existe uma série de exercícios do pilates que são capazes de melhorar a coluna. Alguns dos que iremos falar nos próximos subtópicos são:

  • Spine Twist;
  • Glute Stretch;
  • Back Extension;
  • Spine Stretch;
  • Swan.

Spine Twist

O primeiro exercício de pilates para  oluna que vamos falar é o Spine Twist. Nele, devemos manter nossa postura alinhada e ao mesmo tempo executar a rotação da coluna. O objetivo é desenvolver a mobilidade rotacional.

Para executar esse exercício, primeiro, você deve se inspirar de forma devagar. Depois disso, deve sentar-se de forma bastante reta em uma posição de 90°. Em seguida, você irá manter o peito aberto a o abdome contraído.

Mantenha a cabeça para cima e para frente, assim como os braços abertos e estendidos para trás até que as escápulas se toquem.

É importante deixar as pernas totalmente apoiadas e estendidas sobre o colchonete ou o chão, bem como as pontas dos pés para cima e para trás.

Na segunda parte, você deve manter os braços abertos e as pernas totalmente rígidas e expirar lentamente.

Execute, então, a rotação do tronco e da cabeça para a direita o máximo possível. Inspire lentamente e retorne à posição de começo para recomeçar o exercício.

Glute Stretch

Outro exercício fácil de pilates para a coluna é o Glute Stretch. Esse exercício foca em alongar todos os grandes músculos dos glúteos: o glúteo máximo, o glúteo medio el glúteo mínimo

Para fazê-lo, a pessoa deve, em primeiro lugar, ficar deitado no chão com a barriga para cima. Em seguida, o praticante deve esticar uma das pernas. Já a outra perna deve ser cruzada sobre a perna de apoio na altura do joelho, de modo a formar um 4.

Ao expirar, deve-se puxar a perna cruzada contra o peito, alongando a lombar e glúteos. Depois, será preciso apenas voltar a esticar a perna à posição inicial para voltar e repetir o mesmo exercício com as pernas opostas.

Back Extension

O Back Extension é um exercício de pilates que tem como propósito aumentar a mobilidade da coluna em extensão e, ainda, alargar a cadeia anterior. Ele também serve para ajudar em dores lombares crônicas, osteoporose e osteoartrose.

Para executar o Back Extension, é preciso de um rolo. A pessoa deve estar sentada no solo sobre o quadril com as mãos na nuca e rolo horizontal apoiado abaixo das escápulas.

Assim, o aluno deve realizar a extensão de tronco sem tirar a pelve do solo e, como forma de progredir o exercício, deve colocar o rolo mais próximo às vértebras torácicas baixas.

Spine Stretch

O exercício de Spine Stretch, foca em oferecer uma mobilização da coluna em extensão e, assim como o Back Extension, fazer o alongamento da cadeia anterior.

Para fazê-lo, é preciso estar semi-agachado de costas no equipamento chamado “Ladder Barrel”. Nele, você irá realizar toda a mobilização da coluna em extensão, apoiando toda a coluna sobre o aparelho.

Nesse processo, é primordial fazer a contínua ativação do” power house” para que o paciente ou aluno não sinta dor durante a execução do exercício.

Swan

Por fim, outro exercício de pilates feito para melhorar a coluna é o Swan, sendo indicado para casos de cervicalgia, osteoporose e osteoartrose.

Entre seus objetivos, está o alongamento da cadeia anterior do tronco, mobilização da coluna em extensão, fortalecimento dos músculos deltóide, tríceps, braquial e peitoral maior.

Esse tipo de exercício também demanda equipamentos. Deitado de barriga para baixo sobre o assento da “chair”, com as mãos no pedal, o paciente deve realizar a subida do pedal simultâneo com a extensão de tronco.

Nesse caso, colocar a caixa de extensão da chair ou a bola suíça para apoiar os membros inferiores pode facilitar a execução do exercício. É importante que as mãos estejam alinhadas com os ombros e pedal.

Qual é o melhor exercício para a coluna?

Além dos exercícios de pilates para coluna que já falamos aqui, existem outros tipos de exercícios excelentes para ajudar a coluna.

Swimming

Nesse exercício, a pessoa deve ficar deitada no chão com barriga para baixo, braços à frente e perna alinhada.

Em seguida, você deve levantar o braço direito do chão ao mesmo tempo que levanta a perna esquerda.

Após isso, abaixe-os enquanto levanta o braço esquerdo e a perna direita, simulando o exercício de nadar. Esse exercício deve ser feito com alternância de 30 a 60 segundos.

Super-homem em isometria

Assim como o exercício de Swimming, você deve estar deitado no chão de barriga para baixo, com as pernas alinhadas e braços à frente.

Nesse caso, no entanto, você deve contrair a lombar para tirar os braços do chão ao mesmo tempo que as pernas. A posição deve ser mantida por 30 a 60 segundos.

Crucifixo inverso

Outro bom exercício para a coluna é o crucifixo inverso. Para ele, vai ser preciso de halteres, que deverão ser segurados um em cada mão.

Os pés devem estar afastados na largura do quadril e o quadril deve estar dobrado de modo a deixar o tronco paralelo ao chão.

Depois, você deve deixar os halteres sendo segurados com o braço em direção ao chão. Abra os dois braços ao mesmo tempo, formando um T entre braços e costas, com cotovelos levemente dobrados. Você pode fazer 3 séries de até 15 repetições.

Remada curvada

A remada curvada é outro bom exercício para a coluna. Para executá-la, segure uma barra de modo horizontal à frente do corpo com as duas mãos. Os braços devem estar para baixo e palmas voltadas para si.

Você deve manter os pés afastados na largura do quadril e levar esse último para trás, dobrando levemente os joelhos.

Deixe a barra alinhada abaixo dos ombros e puxe os cotovelos para trás enquanto puxa a barra até o umbigo. você pode fazer 3 séries de até 15 repetições.

Prancha isométrica

Por fim, a prancha isométrica, que é bastante simples. O exercício consiste em ficar em posição de prancha, apoiando nos cotovelos e dedos dos pés.

O corpo precisa estar inteiramente alinhado do calcanhar até a ponta da cabeça. A posição deve ser mantida por  30 a 60 segundos.

O pilates para coluna tem alguma restrição?

O pilates para coluna tem alguma restricao
O pilates para coluna tem alguma restricao

Antes de começar os exercícios de pilates, é muito importante fazer uma avaliação para saber exatamente qual é o problema que está provocando as dores nessa região do corpo. A depender da patologia, existem exercícios contra indicados.

Hérnia de disco

Para quem sofre com essa doença, é necessário evitar exercícios que promovem a flexão e a rotação de tronco e retificação de coluna.

Isso acontece porque  a musculatura não está preparada para sustentar o alinhamento corporal e isso pode gerar uma piora no quadro.

Desvios posturais

Já para aqueles que sofrem com desvios posturais, é preciso atentar para amplitudes exageradas durante os exercícios de tronco. O importante é sempre orientar para o alinhamento postural do paciente.

Artrose

Da mesma forma que os desvios posturais, deve-se evitar amplitudes exageradas com quem tem artrose, bem como evitar exercícios de impacto. Para não haver compensações, é essencial manter a estabilidade das articulações.

Espondilolistese

Por fim, em casos de espondilolistese, é importante evitar as hiperextensões de coluna, pois elas podem piorar o quadro do paciente também.

Conclusão

Nesse artigo, você pode entender mais sobre a importância do pilates para coluna e como ele pode trazer benefícios para o organismo como um todo. Na hora de procurar um local para realizar esses exercícios, procure clínicas de qualidade.

Conheça os serviços do Núcleo Alma: estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais