A quiropraxia é um tipo de tratamento que tem ganhado muita força na atualidade. Antes de tudo, vale dizer que a quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como prática legítima, se feita da forma correta.
A quiropraxia é uma arte manual de cuidar do corpo. No entanto, você pode se perguntar: mas a quiropraxia é segura? Ou a quiropraxia é perigoso?
Nesse artigo, além de descobrir a resposta dessa pergunta, você vai saber como funciona a quiropraxia e quais seus benefícios para o corpo. Boa leitura!
Em primeiro lugar, é muito importante esclarecer o que é a quiropraxia. De forma geral, a quiropraxia se configura como uma abordagem que diagnostica, trata e previne condições de diversas regiões, como, por exemplo:
Além disso, essa prática leva em conta os impactos que podem ocorrer também no organismo como um todo.
A quiropraxia faz uso do manuseio corporal para ajustar ou tratar alterações relacionadas e interligadas ao sistema nervoso, muscular ou vertebral. Portanto, essa prática busca evitar o uso de medicamentos e, quando é possível, também evita os procedimentos cirúrgicos.
A palavra “quiropraxia” vem do grego “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), ou seja, em tradução livre, seria praticar com as mãos.
Embora seja uma prática milenar, ela tem ganhado mais força nas últimas décadas, a partir de um método desenvolvido em 1895, nos Estados Unidos.
O responsável pela criação dessa abordagem foi Daniel David Palmer. Após dois anos desse método, em 1987, surgiu a primeira escola de formação de quiropraxistas nos Estados Unidos também.
Ao passar dos anos, a quiropraxia tem ganhado espaço e mais credibilidade. Em 1997, por exemplo, a Federação Mundial de Quiropraxia estabeleceu relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No caso do Brasil, apenas em 2000 a quiropraxia teve a implementação do primeiro curso de graduação. São 2 cursos atualmente reconhecidos pelo MEC.
A quiropraxia pode acontecer isoladamente ou de forma complementar em relação a outros tratamentos. Ele serve para problemas como, por exemplo:
A quiropraxia pode ser indicada para pessoas de todas as idades, inclusive para gestantes e bebês. No entanto, em algumas situações específicas, pode não ser indicado e cabe ao quiropraxista avaliar cada caso.
Uma sessão de quiropraxia envolve manipulações nos músculos, ligamentos e na coluna, de forma a estimular as articulações. Além disso, pode ser feita a orientação de exercícios para correção da postura, por exemplo.
As sessões de quiropraxia costumam durar entre 15 a 30 minutos. No entanto, isso também depende de cada caso.
Assim como apresenta benefícios, também pode ter pontos negativos, principalmente quando feita de forma incorreta.
No entanto, a maioria das complicações que uma pessoa pode ter devido ao tratamento costumam ser leves e fáceis de lidar.
Muitas vezes, remédios para curar dores que podem ser tratadas na quiropraxia, podem ter efeitos adversos muito maiores, por exemplo.
Além de tratar dores e doenças, a quiropraxia apresenta uma série de benefícios para o corpo. São eles:
Além de entender mais sobre a segurança desta prática milenar, iremos responder algumas perguntas comuns referentes a esse assunto.
De forma geral, a quiropraxia não é contraindicada. No entanto, em alguns casos de doenças graves, ela não deve ser feita. Algumas condições em que não se deve utilizar a quiropraxia são:
Embora apresente diversos benefícios, também é possível que a prática de quiropraxia tenha algumas complicações. Qualquer tratamento pode envolver riscos, ainda que sejam menos comuns.
De forma geral, as complicações são provenientes de uma má avaliação profissional ou de uma falta de capacitação do próprio profissional. Nesses casos, pode acontecer de um paciente contraindicado começar o tratamento.
Em decorrência disso, mais raramente, podem ocorrer obstruções parciais ou completas das artérias vertebrais, comprimindo a região, por exemplo.
Além disso, existem outros tipos de complicações que podem acontecer:
Cada tratamento pode ter uma duração diferente, de acordo com o objetivo dado pelo diagnóstico. Pelo diagnóstico ser individual, pode ser que você precise de apenas 6 ou mais de 15 sessões. Tudo depende da situação.
Dessa forma, o profissional vai analisar a situação para que ele possa, então, definir o tempo ideal de tratamento. De modo geral, os efeitos dos tratamentos começam a ser sentidos entre 2 e 3 semanas.
Para começar um tratamento de quiropraxia, você deve buscar uma clínica especializada na prática e, de preferência, que seja referência.
Ao longo deste artigo, você conseguiu entender o que é a quiropraxia. Além disso, entendeu se a quiropraxia é perigoso. Muitas vezes, isso vai depender bastante do profissional por trás dessa prática e o respeito quanto às contraindicações.
Um bom quiropraxista vai ser essencial para obter os melhores resultados e benefícios que essa prática oferece!